domingo, 12 de fevereiro de 2012

Histórico da COMEERJ:

    A Confraternização de Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro - COMEERJ, atividade do Movimento Espírita que congrega jovens espíritas do Estado desde 1980, é realizada anualmente durante o carnaval, levando aos jovens participantes incentivos novos e profundos para a conscientização de seu papel na sociedade contemporânea e na construção da sociedade do porvir.
    A história dos eventos de confraternização de jovens espíritas começa em 1948 com o I Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil, idealizado por Leopoldo Machado e presidido por Lins de Vasconcelos, realizado na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. O movimento ganhou vulto, após uma pausa de cerca de 15 anos e se realizaram: a I Confraternização das Mocidades e Juventudes Espíritas do Estado da Guanabara (1960) e o I Congresso de Mocidades e Juventudes Espíritas da Guanabara, cujo tema foi “É Tempo de Unir” (1967).
    Durante a década de 70 um grupo de coordenadores do movimento de evangelização espírita, ligado ao Departamento de Mocidade, começou a viajar pelo país visitando outros encontros, como a CONJEB, na Bahia, a COMELESP em São Paulo e a CONJERGS no Rio Grande do Sul.
   Em 1975 o primeiro encontro aconteceu no Alto da Boa Vista e congregou 40 jovens oriundos das cidades de Niterói, Rio de Janeiro e Vale do Paraíba, sob a coordenação de: Mário Barbosa, Raul Teixeira, Maria Élide Capobianco e Vanderley Coutinho.
    Daí surgiu a COMES (Confraternização de Mocidades Espíritas da Cidade do Rio de Janeiro), realizada no carnaval de 1978, em Santo Aleixo.
    Em 1979 ocorreu a II COMES, no Lar Escola Francisco de Paula, em Vila Isabel, congregando jovens de outras cidades.
    Surgiu então a COMEERJ em 1980.
   Nos seus inícios se formou como um momento onde os jovens teriam outra opção para o período do carnaval. Com o passar do tempo percebeu-se que funcionava também como um espaço de vivência evangélica.
    Na atualidade a COMEERJ é formada por 19 Pólos, sediados em vários municípios do estado do Rio de Janeiro.

Extraído do “Manual: Diretrizes COMEERJ”,
Ed. CEERJ/AREE/SEF, em 2009.